Moda

                                 
                    Moda, teatro e boa musica no “Expand your mind”
                                                         Por Anca SEVASTRE- 29 de Maio 


                               



Ao terceiro dia do “Expand your mind” houve teatro, exposições de moda e boa musica. Convidando o público a expandir a sua mente, este ano os alunos do curso de Design de Moda expandiram o evento aos trabalhos de outros cursos da UBI, mas também aos alunos de outras universidades.


O ultimo dia do evento foi dedicado aos apaixonados da moda, do teatro e da musica. Às 17:30h decorreu uma peça para Bebés, “Pê ante pé” e às 21:30h a peça  “Tudo certo”. O actor Norman Santos explicou qual é o objecto da peça “Tudo certo”. “A preparação da peça foram três meses e nas ultimas semanas insistiram mais. A peça é interessante porque conta uma relação entre um rapaz e uma rapariga que são opostos em termos de perfil. Ele tenta de qualquer forma conseguir conhecer a rapariga que está sozinha num café, a ler um livro. É como um jogo no qual eles brincam com situações pelas quais muitos de nós já passaram quando tentaram conhecer alguém, ter uma conversa e chegar a ter uma relação. A parte engraçada é que o rapaz teve a possibilidade de recomeçar a conversa sem a rapariga gostar do que ele estava a dizer. Infelizmente, na vida real não funciona assim ”, contou Norman Santos.

O projecto foi da autonomia dos próprios alunos que, na edição deste ano abriram as portas para todo tipo de expressão artística. Os alunos não deixaram de aproveitar todos os materiais que encontraram no Garagem de S. João, os quais fizeram parte das exposições. A maior dificuldade encontrada foi a limpeza e a recuperação de um edifício abandonado à mais de 20 anos, sem janelas, sem WCs, sem electricidade. O evento foi organizado durante 8 meses, desde Outubro 2013.

 “Este projecto começou em 2010 como um desfile de moda, entretanto já decorreram  três anos e foi o ano passado que assumi o papel de organizador e achei por bem reunir todos os cursos envolvidos na área das artes da universidade e recuperar este espaço abandonado para o tornar num espaço cultural. Assim nasceu este movimento com objectivo da divulgação dos nossos trabalhos e da recuperação de património e história da Covilhã. Este ano fomos à Garagem de S. João. Não fomos nós que escolhemos o espaço, foi o espaço que nos escolheu. É um lugar muito marcante aqui na Covilhã, tem uma história muito envolvida na história da própria cidade. Durante meio século proporcionou muitos postos de trabalho, há muitas pessoas na Covilhã que trabalharam naquele local durante muitos anos ”diz Bruno Cunha, organizador do evento.

As exposições de moda foram muito não-conformistas. Maiô usado como camisola, saias que podiam ser usadas como vestido e camisolas transformadas em manto, todas atraíram a atenção do publico. As roupas para crianças tinham muitos cores fortes e davam um sentimento de frescura e naturalidade. As peças de roupa para adultos estavam muito transparentes, com grandes furos e não podiam ser usadas na rua. Para as roupas os artistas usaram também matérias invulgares: ferro, plástico e borracha.

O publico apreciou as exposições e também a Garagem de S. João, o lugar onde foi organizado o evento. “A minha opinião sobre este evento e favorável. Gostei desta maneira de apresentar a produtividade do que são ideias inovadoras em particular os carros transformados em objectos de arte”, afirmou Zober Santos, espectador.

A noite terminou com musica de Namari, Pedro Puppe, Pinto Ferreira e Mr. Herbert Quain. O evento que durou 3 dias tentou satisfazer todos os artistas, organizadores e espectadores que fizeram parte desta manifestação de arte.















                            
                           

                          Bom e mau vestido nos Globos de Ouro 2014
Por Anca SEVASTRE (8 de Maio)




Os vestidos de corte, com decotes generosos e sem alças foram os preferidos dos artistas no tapete vermelho de um dos eventos mais importantes deste ano, a gala dos Globos de Ouro.

O evento de Beverly Hills não foi uma boa ocasião somente para dar os prémios, serviu também para as estrelas mostrarem a sua beleza física e respectivos gostos de vestuário. Pare atrair os olhos do publico, Amy Adams, a actriz de „American Hustle“ usou um vestido vermelho assinado por Valentino, enquanto Reese Witherspoon colocou em valor o decote num vestido cor de água de Calvin Klein. Por um estilo de moda semelhante optou Amber Heard, que escolheu um vestido de cor mais escura de Versace. Uma das mais admiradas actrizes do tapete vermelho foi Jennifer Lawrence, a jovem que desfilou num vestido de noiva da Dior, com acessórios com jóias com diamantes.

Ao contrario dos colegas, Sandra Bullock teve um vestido assimétrico, com três cores, do estilista americano Nepaleso Prabal Gurung e Julia Roberts fez valer o seu corpo num vestido branco e preto de Dolce & Gabbana com um cinto brilhante. Porque quiseram brilhar, Mila Kunis e Olivia Wilde escolheram roupas da Gucci e Jessica Chastain usou um vestido preto, com ombros nus de Givenchy.

A cerimonia dos Globos de Ouro foi repleta de belos momentos que atraíram salvas de palmes e risos, mas também com momentos embaraçosos. Por exemplo um dispositivo de protecção contra incêndio inundou o tapete vermelho onde deveriam desfilar as estrelas participantes da 71-ésima ed
ição de Globos de Ouro. Um dos momentos engraçados da gala foi quando as apresentadores Tina Fey e Amy Poehler fizeram piadas sobre o actor Leonardo DiCaprio e um modelo.













                 Espectáculo em vestidos na gala do MTV Movie Awards 2014

Por Anca SEVASTRE (24 de  April)





O tapete vermelho, o protocolo, o comprimento de um vestido cuja cauda suntuosa se ​​desenrola contra os fotógrafos, tudo isso acontece uma vez por ano ou menos, nos MTV Movie Awards. Esses prémios de gala, uma soma perfeita de dose de diversão sem vergonha, experiências estéticas e palhaçadas inesperados, tiveram lugar no Teatro Nokia de Los Angeles, onde foram reconhecidos os melhores filmes, performances e cenas do ano.

Antes da gala já se sabia que o apresentador de evento seria Conan O'Brien, que Rihanna iria emergir com o desempenho estelar e que o Jogos Vorazes iria ser com certeza o vencedor da noite. Essas coisas tornaram- se realidade, mas em cima de um cenário onde conviveram os sandálias de Giussepe Zanotti interpretado por Kate Upton, o vestido caro de moles projectado por Juan Carlos Obando que fez brilhar Leslie Mann, os MTV Movie Awards são o exemplo perfeito do que espectáculo feito pela MTV sai melhor do que achamos.

Uma das coisas claras é que a cerimonia mudou tudo para Lupita Nyong’o que saio do anonimato e ganhou o Óscar pelo o seu papel em 12 anos de escravidão,  tornando-se na favorita das industrias do cinema e da moda. A actriz escolheu um vestido colorido Chanel da  colecção outono-inverno 2014, coalhado de aplicações, plicadas e texturas contrastantes para assistir à gala, onde entregou o prémio de melhor transformação em cena a Jared Leto, pela sua incrível interpretação de transsexual em Dallas Buyers Club. No palco, Lupita conquistou com uma frase tão sincera como engraçada: “À um ano ninguém sabia o meu nome, hoje ninguém sabe como pronunciar- lo”.

Os momentos mais emocionais da noite tiveram ligados aos dois dos actores mais reverenciados de que Hollywood irá despedir-se ao longo deste ano. Josh Hutcherson dedicou o seu prémio para o melhor actor a Philip Seymour Hoffman, colocando em pé o público. Por sua vez, Jordana Brewster prestou uma homenagem a Paul Walker, que morreu no dia  30 de Novembro de 2013: "Para Paul, cada dia era uma aventura para enfrentar e tudo o que ele queria era fazer uma diferença neste mundo. A sua sinceridade era pura, nunca pediu crédito ou glória. Era simplesmente um bom homem”, terminou em lágrimas o seu discurso, segundos antes da tela dedicar umas das melhores cenas cinematográficas deste actor muito carismático.






                                               
                                        10 tendências de primavera-verão para 2014                                                                                            por Anca Sevastre (mestrado- a33361)


No inicio desta estação os grandes costureiros de moda presentaram as suas colecções de primavera-verão para 2014 no palco da Fashion Week. Esta uma temporada muito colorida, com modelos mistos, de cores simples e que une as cores fortes e as matérias pintadas, acompanhado de acessórios com penas e alvos.

1. Cintura alta com vista da barriga
Suno e Balenciaga apresentaram saias e calças com cintura alta combinados com camisas sem mangas. O preço por de uma destas saias é de 76$. Essas roupas são especialmente adequadas para pessoas com cintura fina.


2. Xadrez


Esta primavera está na moda ter roupas com xadrez inspiradas da geometria, que criam ilusões  ópticas. Agora usa-se peças com misturas de branco e preto. Um vestido cómodo com xadrez custa 110$.

3. Sandálias tipo sapato


Os chinelos vem com cordões ou fivelas. Pode ser acompanhados com roupas casuais que não necessitam de aspecto sofisticado. São adequadas para pessoas não-conformistas.

4. Saia- calcas


Esta saia muito usada no tempo das nossas mães volta a ser tendência. Uma boa variante é a saia criada por Hermes. Elegante, com um cinto grande, essa peca deve estar na lista de compras.

5. Sapatos de salto alto



 Sapatos cortados na frente, com salto alto, em cores diversas, vem para completar o vestido para esta primavera.  Muitos elegantes, esses sapatos podem satisfazer os gostos dos mais apaixonados pela moda.

6. Um material espirrado com tinta



Em combinações adequados esse material pode criar uma aparência interessante. A mesma técnica pode ser aplicada em acessórios.

7. Desporto-floral


Esta tendência unifica desporto e flores, como já diz o seu nome. Dá um aspecto muito bonito, prático, andrógeno, suave, atlético e com um torção de feminidade. Um boné muito colorido, com flores, deste estilo chega a custar 8,80$.

8. Chapéus atípicas


Usam-se chapéus feitos de matérias estranhos como madeira ou imitação de pele de cobra. A compra de um destes chapéus pode ser feita na Internet nos sites Tibi.com ou Stella McCartney. O preço por peça varia entre 400 e 745$.

9. Saias plissadas


Esta moda traz-nos à memoria Nouvelle Vague, passeios no parque, gelado tomado na rua, e café acompanhado por uma revista. Os interessados podem comprar a saia azul por 128$.

10. Franjas


Há 10 anos a tendência foram as camisas de algodão com muitas franjas que eram acompanhadas com jeans curtos e cortados. Agora voltam a ser tendência mas com uma forma mais elegante e mais estilizada: saias, camisas e vestidos com cortes geométricos e assimétricas.

Sem comentários:

Enviar um comentário